PURIM

Purim, palavra hebraica de influência Persa, significa “laçar a sorte”. É uma festa menor, em quatorze de Adar, comemorando a história do Livro de Ester, que é lida de um rolo manuscrito.
Ao entardecer faz-se uma refeição festiva para celebrar a vitória dos judeus sobre os seus inimigos persas.
Em Purim deve-se estender a caridade a pelo menos duas pessoas pobres, e, na verdade, a qualquer pobre que peça um donativo.
O nome vem da sorte (pur) lançada por Haman para determinar qual seria o melhor momento para atacar os judeus, embora, como se viu depois, viesse a ser um momento infeliz para ele mesmo e seus seguidores… costuma-se em Purim usar fantasias e representar paródias sobre as autoridades estabelecidas.
Ester
CAPÍTULO 7
Ester denuncia Hamã

1 VINDO, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester,
2 Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará.
3 Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo.
4 Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei

5 Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?


Sem comentários:

Enviar um comentário